Orfã

Hoje eu vou deixar de falar sobre ser mãe e vou falar sobre ser filha.

Quando era criança, meus pais me ensinaram a dizer "bom dia", "muito obrigado", "por favor". Me ensinaram a esperar minha vez e a ouvir mais do que falar. Aprendi a respeitar os mais velhos e a não maltratar os animais. Entendi a diferença entre o certo e o errado da mesma forma que a "direita" e a "esquerda": errando. Meus pais Me ensinaram a olhar pros dois lados antes de atravessar a rua. Não apontar para as pessoas. Não falar de boca cheia. Não interromper quem está falando. Aprendi que a mesada tem que durar um mês. Papel de bala vai no lixo, não no chão. E bala só depois do almoço. Aprendi a amarrar o tênis, a andar de bicicleta e a escrever meu nome. Aprendi matemática, física e biologia. Meu pai me ensinou a dirigir. Minha mãe me ensinou a sonhar. Entendi que a faculdade é coisa séria. Meus pais me ensinaram que o trabalho enobrece o homem. Amizades não são eternas, mas a família sim. Inveja e preconceito são sentimentos desprezíveis.

Meus pais me ensinaram que há coisas que a gente só aprende depois que vira mãe ou pai. O que eles não me disseram é que essa parte eu teria que aprender sozinha.

Sabe aquele dia em que a gente acorda querendo um colinho, se sentindo muito mais filha do que mãe?

Minha vontade era voltar a ser filha... eu quero a minha mãe.










.
0 Responses